sábado, 28 de abril de 2007

VISITANDO BLOGS

O blog, abre portas, permite a construção cooperativa do conhecimento, amplia o espaço educacional de professores e alunos com possibilidade de trilhar informações de forma criativa e prazerosa.

Ao visitar alguns dos blogs sugeridos, pude perceber que todos são muito interessantes, com conteúdos educativos que servem como fonte de pesquisa, discussão, informação e também entretenimento.

Blog – Espaço de Reflexão:
Achei bastante interessante sendo que este Blog é um espaço de reflexão para professores.
A página é ampla e contempla uma “Sala de Visitas” para deixar recados. Gostaria de saber como posso criar uma sala de visita em blogs.
Blog de Professor (Sérgio Lima): na postagem mais atual encontrei recomendações sobre o “feeds”, programa que serve para filtrar as informações. Achei muito interessante a sugestão apresentada, sendo que muitas vezes recebemos inúmeras informações e perdemos tempo em estar abrindo uma a uma para saber o conteúdo , o feeds faz isso, seleciona por nós as informações mais importantes.
Blog Relato de Experiências: neste blog encontrei 84 slides referentes ao blog postado pela profª Marli Forentin sobre o Seminário Nacional de Tecnologia na Educação realizado em 2005. Também encontrei interessantes projetos referentes a sala de aula como um intercâmbio onde alunos, através do blog, falam da sua cidade, do lugar e estado onde moram com alunos até do exterior.
Encontrei ainda o projeto Brasil Eleições, onde estão registradas as propostas dos candidatos à Presidência relacionados à educação, saúde , habitação, etc. Inclusive foi simulado na Escola eleições onde participaram alunos da 2ª a 8ª série do EF.
Neste blog achei interessante também o “Mural de Recados”. O qual também gostaria de saber como estar incluindo no blog esta ferrmenta.
Blog – Vamos blogar.... encontrei aí slides e vídeos. Gostaria de saber como postar num blog slides e vídeos?
Zaptlogs: Blog de Projeto. É uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das TICs ocorre de forma crítica com ênfase na autoria e autonomia. Achei muito interessante, este tipo de blog traz artigos organizados por temas, com páginas amplas e sem muitas propagandas. Dispõe de links “zaptlogs” onde encontrei um belíssimo poema de Rubens Alves “Gaiolas e Asas”, o qual nos faz refletir muito sobre o ensino nas escolas em que atuamos. Outros links como: Projetos do Grupo; Blogs do Grupo; Zaptquests dando dicas de pesquisa na web; Propostad de Atividades a serem desenvolvidas em grupo. Também gostaria de saber como fazer estes links dentro de um mesmo blog.
Blog Leitura e Escrita na Escola: é um projeto muito interessante que deveria ser desenvolvido em todas as Escolas, pois está faltando muita leitura entre as crianças, adolescentes e jovens. Leitura crítica e de qualidade para formar bons leitores.
Encontrei uma postagem que traz um link para vídeos, lá havia um vídeo no programa Entre Aspas sobre “Internetê”, linguagem veiculada hoje entre jovens e adolescentes no meio da internet como orkut, blog, msn, e-mail, etc. Um vídeo a ser discutido entre professores e alunos sobre o uso deste tipo de linguagem. Neste blog deixei um comentário e para minha surpresa o comentário antes de ser publicado será aprovado pela autora do Blog.
Blog Vivência Pedagógica: Projeto desenvolvido em uma escola de Ensino Médio “Escola sem Bulling”. Com o objetivo de combater vários tipos de preconceitos, também muito importante para ser desenvolvido em nossas escolas.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Apresentação Pessoal

Olá Professoras e Colegas do Proa 17!

É um prazer estar com vocês para aprender
sobre o uso de páginas dinâmicas na
construção de ambientes informatizados
para a educação.

Sou Lúcia, trabalho no NTE da SDR/
Geect de Brusque. Estou na educação há 24 anos e sinto que não podemos parar de nos aperfeiçoarmos. Estou aprendendo muito com esta Especialização, para mim está sendo gratificante!
Deixo aqui uma frase para início desta caminhada...
"Suba o 1º degrau com fé. Não é preciso que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo." (Martin Luther King Jr.)

Quem sou eu

Minha foto
Sou casada com Vanderlei, temos um filho de 8 anos, que se chama Lucas.Adoro minha família, nos finais de semana tiramos tempo para conviver mais juntos: curtindo nossa casa, viajando, indo em festas, parques, visitando amigos.