sábado, 26 de maio de 2007

Proa 17/ 5ª Semana

Semana de intenso trabalho!
Com objetivo de realizar um relatório desta 5ª semana e terminar
a visita aos blogs colaborativos, analisando-os e postando comentários, levantei-me antes do sol raiar, pois as atividades são muitas e, não podemos esquecer de aproveitar o final de semana para conviver mais
com nossa família, dispondo de tempo também para eles.
Em nosso Blog Colaborativo sobre o Orkut, tanto realizei postagens como também fiz comentários. Aproveitando a atividade opcional sobre postagem de slide por meio do site slideshare, fiz um tutorial no power point de como fazer parte da maior rede de amigos e pessoas, o "orkut", postando em nosso blog . Nosso pesquisa em relação a este ambiente on-line está praticamente pronta, faltando agora a postagem final em relação as etapas do trabalho: Introdução/ Desenvolvimento e Conclusão.
Visitei os Blogs Colaborativos de todos os grupos e postei comentários; todos, sem excessão, são aplicativos muito úteis e com grandes possibilidades de serem utilizados como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a incorporação das tecnologias educacionais no fazer pedagógico do professor.
Os blogs sobre: Flogs, Bubbeshare, Thumbstacks, Toufee, Youtube e Flickr são ferramentas similares, sendo que todos tem por objetivo a postagem de imagem/slides ou vídeos(caso do youtube) , os quais são enviadas a um servidor e capturadas para postar no blog ou wiki, de forma a divugar e socializar trabalhos escolares. A fim de evitar problemas em relação a "veiculação de imagens na Internet" deixei um comentário em todos estes blogs referente a importância da autorização dos pais sobre esta questão a fim de evitar transtornos para a escola e professores.
O Blog sobre a ferramenta Del.icio.us, traduzido para "delicioso" é bastante interessante sendo que podemos organizar informações por meio de tags, organizando coleções favoritas no mundo da Informática, como por exemplo músicas, imagens, livros, fimes, autores, etc.
O blog sobre Mapas on-line está bastante compreensível sendo um recurso muito útil para desenvolver com alunos nas aulas de geografia, oportunizando a visualização on-line da localização geografica em que vivem.
O blog sobre Quadrinhos ainda está no início da sua construção, digitei um comentário para estar postando porém no momento de pubicar havia uma mensagem " só os membros do grupo podem fazer comentários". Pretendo retornar pois tenho muito interesse em aprender esta ferramenta a qual deve ser muito atrativa para ser trabalhada em sala de aula com séries iniciais principalmente.
O blog Google Docs mostra mais uma possibilidade criada pelo tão conhcido site de buscas Google. No meu entendimento esta ferramenta veio para dar mais segurança possibilitando o armazenamento de informações, sem necessidade da utilização de discos rígidos (CDs/ Pen Drive, etc.)
Em todos os blogs colaborativos percebe-se o empenho da caminhada de cada grupo, uns com menas e outros com maiores dificudades. A maioria já postou a 1ª versão do trabalho com uma prévia da introdução/ desenvovimento e conclusão. Há outros que por terem sido remanejados, iniciaram os trabalhos esta semana, faltando postar ainda muita coisa da pesquisa a ser realizada. Uma atividade bastante útil que está sendo desenvolvida em cada blog colaborativo é o tutorial, o qual depois com tempo, estudando poderemos conhecer melhor cada recurso pesquisado pelos demais grupos.
" Os blogs colaborativos instigaram-nos a mediação e a interação, possibilitando-nos a construção da aprendizagem coletiva".

2 comentários:

Simone Poglia disse...

Oi, Lúcia! Continuando as visitas aos blogs das colegas,percebi que o seu cresceu muito em qualidade, você realmente está experimentando todos os recursos que esta oficina está nos proporcionando. Muito bons os seus textos pela clareza e objetividade das idéias. Ainda não explorei o slideshare, mas o seu já esclareceu alguns pontos que tinha dúvidas. Parabéns! Abraços, Simone

Maristela disse...

Olá colega,
Estou conferindo sua dica para alterar nossa versão final de trabalho colaborativo. Valeu, obrigada.
Maristela grupo flog

Quem sou eu

Minha foto
Sou casada com Vanderlei, temos um filho de 8 anos, que se chama Lucas.Adoro minha família, nos finais de semana tiramos tempo para conviver mais juntos: curtindo nossa casa, viajando, indo em festas, parques, visitando amigos.